segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Macarrão da preguiça

Hoje, bateu aquela preguiça de ir para o fogão (também diante de tamanha tristeza, quem tem ânimo?), ainda mais para cozinhar só uma porção...
 
Já prevendo que mais tarde sentiria fome, resolvi encarar meu "possante", modelo 4 bocas, e tentar uma refeição rápida.
 
O que temos? Talharim (massa fresca), lombo canadense, tomatinho uva, queijo gorgonzola e requeijão. O quê que isso dá? No meu caso, um macarrão de preguiçoso!
 
Vamos lá: refoguei um dente de alho picadinho em um fio de azeite. Juntei um pouco de cebola cortada em cubinhos, mexendo até que esta começasse a brilhar. Em seguida, adicionei o lombinho também cortado em cubos e um punhado de tomatinhos inteiros. Mexi por um tempo, coloquei pimenta calabresa e salsinha picada e... pronto!
 
Virei a mistura acima em uma vasilha e na mesma panela adicionei um pouco de leite (usei desnatado, pois é o que bebemos aqui em casa), uma colher (sopa) de requeijão e um pedaço pequeno de queijo gorgonzola. Abaixei o fogo, mexendo sem parar até dar uma engrossadinha.
 
O resultado é este da foto. Finalmente, minha preguiça me rendeu algo de bom: o macarrão estava uma delícia! Por isso, quis compartilhar...
 
OBS: Não pus sal, pois em alguns ingredientes já tinha.
 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Produtos industrializados: Max Croc

Esta postagem não foi encomendada pela Seara, tampouco objetiva discutir questões acerca da alimentação saudável. Quero falar do produto apenas porque gostei do sabor e da textura sentidos.
 
De vez em quando sinto vontade de comer empanados de frango e sempre comprei de marcas mais comentadas. Na minha última ida ao supermercado, encontrei o "Max Croc - sabor tradicional", da Seara, e resolvi comprá-lo porque já conhecia alguns produtos da marca, mas confesso que o preço convidativo foi decisivo.
 
O que me surpreendeu no "Max Croc" foi o sabor, além da crocância e suculência ao mesmo tempo. O assei nas duas vezes em que comi. Na primeira, segui as orientações da caixinha; na segunda, deixei por mais tempo no forno e as qualidades observadas antes foram mantidas.
 
Daí veio a minha motivação para falar do produto, pois diferentemente das marcas que já experimentei, e sempre faço assado, este não ficou ressecado.
 
Deixo aí a sugestão! Se alguém já o experimentou e obteve resultado contrário ao meu, registre seu comentário aqui. Consumidores podem e devem conversar, trocar ideias a respeito dos produtos existentes no mercado. Isso colabora no dia a dia de quem cozinha e é um ótimo feedback para as empresas analisarem suas criações.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Navegando e saboreando: "Banquetes & Lanchinhos"

Comecei minhas postagens, contando sobre os blogs que passei a visitar com frequência na web, não foi?

Então, para vocês terem uma noção sobre eles, resolvi criar a seção "Navegando e Saboreando". Nesta, a ideia é fazer ou adaptar uma receita de um deles e apresentar o meu resultado.
 
Espero que gostem deste espaço!
 
Começo com o blog Banquetes e Lanchinhos, da Téia, que me ganhou por causa da "Salada de rúcula, ricota, frango e ameixas ao vinagre balsâmico" (ver receita na postagem do dia 30 de setembro de 2012). Para quem gosta de mistura de sabores e cor na comida, ela é irresistível!

 
 
(Imagem retirada do blog citado)
 
Não sosseguei até fazê-la... Aliás, em termos... Mudei 02 coisas: usei açúcar, pois esqueci de comprar o mel e não fiz o frango grelhado; preferi assar um rocambole dessa carne para agilizar minha janta.
 
Sobre a primeira mudança, apesar de não ter feito ainda com mel, acredito que o açúcar alterou muito pouco o sabor final. O gosto ficou tão bom que acho que nem testarei a receita com mel algum dia.
 
Quanto à segunda modificação, esta sim deixou minha produção bem diferente da original. Conforme a imagem abaixo, é possível ver que havia outros ingredientes em meu frango. Porém, o maridão gostou tanto que resolveu bater a foto e repetir!
 
  
Ontem, fiz o molho, que fica pronto rapidinho, novamente usando açúcar, e reguei a rúcula. É uma combinação deliciosa! Desta vez, não comi com ricota temperada e assei uns nuggets para acompanhar. Ficou muito gostoso também!
 
Testem aí e depois me contem o que acharam, ok?! Até mais...


Novidades na minha cozinha

Tenho lido muito a respeito de utensílios de cozinha e há um tempo queria comprar as peças que mostrarei a seguir. Algumas além da utilidade, com certeza, colorirão meus momentos culinários.
 
 
 
Como faço muito peixe assado e gosto que forme uma casquinha crocante, já não era sem tempo a compra de uma assadeira antiaderente! Ela trará ainda o benefício de usarmos menos azeite (ou outro ingrediente oleoso) e vamos nos alimentar de forma mais saudável aqui em casa!
 
As colheres, espátula e pegador de silicone trouxeram mais higiene, praticidade, aproveitamento, segurança e alegria à minha cozinha!
 
Já as frigideiras eram procuradas desde que assisti ao programa "Mais Você" e a Ana Maria Braga apresentou a receita "Batata recheada", da Elaine de Goiânia, no quadro "Tem que ir na Ana Maria".
 
A receita bombou tanto, que procurei o modelo de frigideira para testar a receita no Dia dos Namorados e o vendedor da loja em que fui disse que já tinham perdido a conta de quantas pessoas tinham ido lá procurando a "tal frigideira que apareceu em uma receita mostrada no programa Mais Você". Adorei!
 
Acabei encontrando, por acaso, uma omeleteira/sanduicheira antiaderente, da marca Fortaleza, nas Lojas Americanas semana passada. Esta, ao ser desmembrada, forma 02 frigideiras. Me digam vocês: não é um utensílio muito útil?!
 
Sobre a batata, quem quiser morrer de vontade de comê-la também, confira aqui: http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/aprenda-a-fazer-a-receita-da-elaine-batata-recheada-com-carne-sol/1983373/

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Humm... Que delícia: Mix de Cogumelos


A primeira vez que provei essa delícia foi na recepção de casamento de uma prima há uns 03 anos mais ou menos. Aliás, quantas coisinhas gostosas e inspiradoras haviam lá... Testei alguns pratos em casa e esse foi o primeiro.
 
Como não sabia chegar no resultado experimentado e tinha dúvidas sobre os ingredientes usados, corri para a Internet. Para minha surpresa, encontrei muitas receitas, com pequenas variações entre elas. Os nomes também variavam: "Mix de cogumelos", "Frigideira de cogumelos", "Panelinha de cogumelos", "Cogumelos salteados" e por aí vai...
 
Decidi ficar com a primeira opção, pois foi a expressão que usei na barra de busca do Google. Também faço, até hoje, do meu jeito e acho que aproximou bem do sabor experimentado naquele dia.
 
De qualquer forma, essa receita veio definitivamente para ficar, pois além de uma entrada saborosa, é um ótimo acompanhamento para peixe assado ou grelhado.
 
Que tal experimentar também?!!
 
Ingredientes:
1 fio longo de azeite - 1 talo de alho poró fatiado em rodelas finas - 1 bandeja de cogumelo shimeji limpo e “desfolhado” - 1 bandeja de cogumelo portobello limpo e picado em tiras- 1 bandeja de cogumelo shitake limpo e fatiado - 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco - 1/4 xícara (chá) de molho shoyu - Sal e pimenta do reino a gosto - 1/2 xícara (chá) de cebolinha picadinha.
 
Preparo:
Refogue o alho poró no azeite. Acrescente os cogumelos e mexa, deixando cozinhar. Após secar a água que desprenderá dos cogumelos, adicione o vinho branco e deixe reduzir um pouco. Em seguida, junte o shoyu e misture. Depois que o caldo formado diminuir bem (sem secar), acerte o sal se necessário, e acrescente pimenta do reino moída a gosto. Para finalizar, junte a cebolinha e mexa. Sirva com torradas, "casquinhas", puro ou acompanhando carne vermelha e peixe assados ou grelhados.
OBS: Esta receita rende de 4 a 5 porções como a da foto.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Mais um pouco de mim

Estou planejando ainda as atividades do blog, mas senti vontade de contar um pouco mais sobre mim e como a ideia de criá-lo veio à minha cabeça.
 

Contei na postagem anterior que a minha família é mineira e, como não poderia deixar de ser, adoramos cozinha, comida gostosa e farta, além de muita festa. Tudo é motivo para festejarmos! Para vocês terem uma noção, no último dia 22 de dezembro, fizemos o nosso "I Pré-Natal", um jeito encontrado para confraternizarmos coletivamente.
 

Assim, antes de cada comemoração, discutimos o que serviremos ou o que cada um levará, combinamos para haver harmonia entre os pratos, para garantir que todos sejam agradados de alguma forma, para que não haja repetição...
 
Por causa dessa movimentação em torno de qualquer festejo, recorria antes apenas à minha coleção de receitas, mas de um bom tempo para cá, navego na web cada vez mais em busca de receitas, combinações, ideias e informações para decidir o que fazer.

Depois de surpreender minha família com alguns pratos, minha responsabilidade aumentou, pois sempre esperam que eu faça algo diferente. Atualmente, pedem até sugestões!

Por esses motivos, vários blogs, que adoro, entraram em minha vida para ficar! Aliás, já não consigo passar um dia sem visitar pelo menos um quando entro na Internet!

Consulto para tudo: para encontrar uma comidinha diferente para degustar junto do meu marido e dar um "up" no jantar do dia; para me orientar a respeito de algo que quero cozinhar, mas não sei muito bem como fazer ou qual rumo seguir para chegar no ponto que quero; para aprender; para apreciar (é muito bom poder olhar para aquilo que gostamos); para me divertir e passar o tempo, pois é um assunto que curto demais; para pensar e ter ideias do que fazer nas festas da minha família etc.
 
De tanto visitá-los e de descobrir coisas interessantes e bonitas neles (que enchem os olhos e fazem a gente salivar!), além de ter recebido alguns elogios, fui ficando empolgada com a ideia do blog. Meu marido chegou a dizer para eu criar o meu, mas bateu insegurança, vergonha de falar besteira...

Porém, vi que muitos dos blogs que acompanho não foram criados e não são dirigidos por chefs de cozinha, por gourmet especialistas. Logo, me enchi de coragem e resolvi tentar também!

Não tenho aspiração de me tornar uma super cozinheira, mas quem sabe terei um blog respeitado e lembrado por muitos, hein?!

Então, vou seguir adiante e ver o que dará! A porta já está aberta para vocês!